Como conseguir backlinks de qualidade para SEO

Aprender como conseguir backlinks de qualidade é uma das mais antigas e eficazes táticas de SEO. É também uma das formas mais produtivas de aumentar o tráfego de pesquisa orgânica.

Mas você tem que ser cauteloso sobre como construir backlinks de qualidade.

Quer saber como conseguir backlinks de qualidade mas está sem tempo para ler? Não desista dos seus interesses! Aperte o play acima e ouça o artigo.

Os links têm sido uma parte importante de como o Google e outros mecanismos de pesquisa determinam a confiabilidade de um site desde o início.

Eles viam cada link como uma espécie de recomendação, de modo que quanto mais links um site apontasse, mais credibilidade ele teria e maior seria a classificação nos resultados de pesquisa.

Infelizmente, alguns proprietários de sites e SEOs tentaram “jogar” com esse processo adquirindo links por meio de táticas questionáveis – a.k.a black hat SEO.

Desde então, muitas das atualizações do Google têm consistido em antecipar esses esforços suspeitos de criação de links.

Estamos agora em um ponto em que apenas métodos de construção de links “white hat” ou éticos ainda funcionam de maneira confiável.

É basicamente impossível implorar, pedir emprestado, roubar ou comprar backlinks de qualidade de forma a aumentar o ranqueamento. Para os proprietários de sites que costumavam confiar em táticas obscuras de criação de links, isso é uma má notícia.

Mas se você estiver disposto a investir o tempo necessário em uma estratégia robusta de link building, é possível aumentar sua credibilidade (e classificações).

Neste post explicaremos seis maneiras inteligentes de conseguir backlinks legítimos e de alta qualidade que ajudarão a mostrar ao Google e a outros mecanismos de pesquisa que seu site é digno de classificações elevadas.

Os links sempre foram um fator importante na forma como os mecanismos de pesquisa, como o Google, classificam os sites em seus resultados e hoje isso ainda é válido.

Os mecanismos de pesquisa veem cada link para o seu site como um voto de confiança na qualidade dos seus tipos de conteúdo.

Afinal, se outro site estiver disposto a citá-lo como uma fonte ou direcionar seus usuários para fora de seu próprio site em favor de uma de suas páginas, você deve oferecer algo de valor.

Assim, quanto mais links você apontar para o seu site, mais confiável ele será.

Infelizmente, o Google não divulga detalhes sobre como ele mede a credibilidade ou o quão respeitável ele considera um site. Mas há muitas ferramentas que podem lhe dar uma ideia de como seu site é confiável.

Muitas dessas ferramentas estão centradas na autoridade de domínio. Essa métrica é baseada:

  • nos dados de link de um site;
  • idade;
  • popularidade;
  • tamanho;
  • indicadores relacionados à confiança.

A classificação vai de uma escala de um a cem.

Essencialmente, quanto maior for a autoridade do seu domínio, mais fácil será para o seu site obter classificações elevadas nos resultados de pesquisa.

Você pode ter uma ideia da autoridade do seu site usando o Website Authority Checker.

Digite sua URL, complete a etapa CAPTCHA desejada e clique em “Executar verificação”.

Em seguida, você verá a pontuação de autoridade do domínio do seu site, bem como o número total de links externos que apontam para ele.

Ao trabalhar para conseguir backlinks de qualidade para seu site, você pode verificar periodicamente essa métrica e ver como seus esforços estão afetando sua autoridade.

À medida que você aumenta sua autoridade de domínio, pode ter certeza de que está aumentando a capacidade de classificação do seu site nos resultados de pesquisa.

Basta dar uma olhada neste gráfico do Backlinko ilustrando como a alta autoridade se correlaciona com os altos rankings.

A autoridade média de domínio dos primeiros poucos resultados deste estudo é um pouco confusa, já que a classificação de sites na primeira posição tinha, em média, uma autoridade de domínio menor do que a classificação de sites na segunda posição para qualquer consulta de pesquisa.

Mesmo assim, fica claro que a classificação dos sites na metade superior da primeira página tinham uma autoridade média de domínio maior do que a da metade inferior.

É importante manter o foco na qualidade ao criar backlinks para seu site.

Isso pode ser um desafio diante de evidências que mostram que o número total único de referências de domínios também se correlaciona com classificações altas.

1. Guest posts

“Guest posting” é a prática de contribuir com conteúdo gratuito para outro site ou blog em troca de um link para seu próprio site.

Esses links podem ser colocados na seção bio do autor ou usados ​​para citar informações dentro do corpo do post.

Esse é um método popular de criação de links há muito tempo, já que é um ganha-ganha para os dois sites: um recebe conteúdo gratuito para compartilhar com o público, enquanto o outro ganha um link de alta qualidade.

Ou pelo menos é assim que deve funcionar.

Infelizmente, alguns proprietários de sites aproveitaram essa tática ao usar conteúdo mal escrito e inútil para ganhar links para o site.

Eles contratam redatores com pouca ou nenhuma experiência nos tópicos sobre os quais estão escrevendo e, em seguida, apresentam esses artigos de baixa qualidade em vários sites. Independentemente de o conteúdo ser relevante para o público ou não.

Como resultado, o Google emitiu avisos sobre guest posts.

Então, como você pode usar essa tática corretamente?

O primeiro passo é identificar os sites apropriados para os quais você pode contribuir.

Se houver alguém dentro do seu nicho que aceite envios de artigos, esse é um bom ponto de partida. Mas os sites editoriais tradicionais não são de forma alguma sua única opção – ou mesmo sua melhor opção.

E uma das maneiras mais fáceis de descobrir essas outras opções é pesquisar os guests posts de seus concorrentes.

Se um site estava disposto a publicar uma postagem de um negócio semelhante ao seu, há uma grande chance de que ele também esteja aberto para aceitar uma contribuição sua.

Mencionei acima que, se um site linka para um concorrente, ele provavelmente também linkará para você.

Embora procuremos maneiras de descobrir quais sites estão linkando a domínios de concorrentes específicos, você também pode usar ferramentas para identificar sites adicionais que estão classificando para suas palavras-chave e determinar como eles atingiram seu nível de autoridade.

Você pode procurar oportunidades de contribuir para esses sites na forma de guest post ou substituições de links quebrados.

Como alternativa, você pode adotar uma abordagem mais aprofundada analisando os backlinks para os URLs específicos que estão classificando para cada uma das palavras-chave que você selecionar, em vez dos domínios como um todo.

Essa abordagem envolve muito mais trabalho, mas é uma maneira altamente eficaz de obter um perfil de backlink natural que ajudará você a alcançar os rankings desejados.

Comece coletando URLs, em vez de domínios, para cada palavra-chave.

Em seguida, lance no Site Explorer e selecione Backlinks.

O próximo passo é percorrer os links e descobrir como o concorrente adquiriu cada link.

Em seguida, você pode determinar se a abordagem deles é algo que você pode replicar, ou até aprimorar, para seu próprio site.

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